Projeto Interdisciplinar

 

Café Literário: "O menino do pijama listrado"  1º anos do Ensino Médio

Professora Tutora: Mariza- Língua Portuguesa

 

1. Introdução

O projeto Café Literário tem por finalidade estimular a leitura e a escrita nos 1ºb anos do Ensino Médio, apresentando às discentes propostas de leitura e escrita feitas com prazer, incentivando a fruição do momento no qual ocorrem essas ações. O nome “Café Literário” surgiu por ser um evento que evidencia práticas de leitura em voz alta e produção textual, em um momento de descontração com alimentos e bebidas trazidas pelo/a docente e pelos discentes, em um momento de partilha intelectual e gastronômica, objetivando associar a prática da leitura a algo prazeroso. O/a discente precisa fazer uma pesquisa prévia para a seleção do texto a ser apresentado, levando-o/a a novas leituras. Há o momento da produção textual feita fora do horário da sala de aula, e o texto produzido será lido por seu autor/a.

A leitura de textos literários estimula a imaginação, a organização de ideias na mente. Há incentivo da parte do docente para que o/a discente descubra o prazer de ler, visto que, “a literatura ocupa um lugar único em relação à linguagem, ou seja, cabe à literatura “[...] tornar o mundo compreensível transformando a sua materialidade em palavras de cores, odores, sabores e formas intensamente humanas” (COSSON, 2006, p. 17).

 

2. Justificativa

A criação do projeto Café Literário motivou-se pela constatação da falta do hábito de leitura da maioria dos alunos, trazendo como consequências dificuldades na organização das ideias e empecilhos na hora da produção escrita. Promover um evento lúdico possibilita o contato com a leitura de maneira prazerosa, possibilitando ao alunado acesso a textos que, provavelmente, os estudantes não fariam sem a mediação docente.   

A utilização de diferentes gêneros literários, no momento do projeto, possibilita ao alunado a ampliação da aquisição de vocabulário, o contato com diferentes formas de escrita, a percepção da estrutura de diferentes gêneros literários. A leitura do texto literário expande sua capacidade de se expressar através da leitura em voz alta (escolhemos a pesquisa dos livros literários para o ENEM e leitura em sala do livro:” O menino do pijama listrado”), prática defendida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998, p.74): “Dependendo do gênero selecionado, alguns alunos podem preparar, com antecedência, a leitura em voz alta dos textos escolhidos.”   

 

3. Objetivos

·                     Promover o hábito da leitura de diferentes gêneros literários, levando o/a discente a exercitar sua competência leitora na escolha do texto e na leitura silenciosa e a ativar e potencializar sua capacidade de expressão na leitura em voz alta.

·                     Incentivar o hábito da leitura e da escrita.

·                     Incentivar o discente para a pesquisa;

·                     Associar a leitura de textos literários à fruição;

·                     Incentivar a produção textual escrita;

·                     Promover o desenvolvimento da capacidade de se expressar de cada aluno, através da leitura em voz alta e apresentação dos textos selecionados;

.                     Incentivar o hábito de pesquisa(tarefa);

.                     Promover o interesse pela continuação dos estudos após o Ensino Médio.

 

4. Metodologia

O Café Literário realizar-se-á uma vez por bimestre. Após as leituras e comentários, partilharemos as bebidas e as comidas.      

No 2º bimestre, envolveremos os 12 autores pesquisados que aparecem como sugestão de leitura para o ENEM 2022. . O/A docente levará os alunos sala de leitura da escola, onde os mesmos procurarão poemas/contos/trechos/produções e biografia e pesquisarão e compartilharão em roda de leitura. Cada grupo escolherá seu autor e compartilhará com os demais grupos, chamando atenção para a entonação e a expressividade, trocando informações.   Se na sala algum aluno já leu sobre o autor, poderá compartilhar e sugerir dicas de leituras. 

 Os alunos se reunirão em círculo no pátio/gramado externo da escola. No centro do círculo, existirá uma mesa com todos os alimentos e bebidas que os estudantes e o/a docente trouxerem para a partilha no momento final do evento.

No primeiro momento, um/a aluno/a escolhido/a pelo/a docente/grupo, lerá um texto de acolhida (texto para reflexão). Depois, o/a docente lerá seu texto de escolha. O bom exemplo começa pelo/a professor/a.

No 3º bimestre, faremos a leitura do livro: “O menino do Pijama Listrado”, leitura compartilhada em sala . A professora resgatou em outra Unidade Escolar 20 exemplares, onde os próprios alunos farão o conserto dos livros e cuidados dos mesmos para devolução. Será trabalhados tanto a leitura compartilhada como os temas abordados dentro dele. Trabalharemos a interdisciplinaridade, Historia (contexto histórico-2º Guerra Mundial),Geografia, localização, Arte – produção dos personagens de imagens.

Ao final do livro, assistiremos ao filme e será feita uma comparação entre ambos.

No mesmo bimestre os alunos farão a leitura em casa de um dos livros pedidos pelo ENEM e faremos a roda de conversa no 4ª bimestre.

 

No 4º bimestre, Roda de leitura e exposição dos grupos sobre o autor e livro lido.

Referências: BNCC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - 4° Capítulo