Projeto Interdisciplinar
Café Literário: "O menino do pijama listrado" 1º anos do Ensino Médio
Professora Tutora: Mariza- Língua Portuguesa
1. Introdução
O projeto Café Literário tem por
finalidade estimular a leitura e a escrita nos 1ºb anos do Ensino Médio,
apresentando às discentes propostas de leitura e escrita feitas com prazer,
incentivando a fruição do momento no qual ocorrem essas ações. O nome “Café
Literário” surgiu por ser um evento que evidencia práticas de leitura em voz
alta e produção textual, em um momento de descontração com alimentos e bebidas
trazidas pelo/a docente e pelos discentes, em um momento de partilha
intelectual e gastronômica, objetivando associar a prática da leitura a algo
prazeroso. O/a discente precisa fazer uma pesquisa prévia para a seleção do
texto a ser apresentado, levando-o/a a novas leituras. Há o momento da produção
textual feita fora do horário da sala de aula, e o texto produzido será lido
por seu autor/a.
A leitura de textos literários estimula
a imaginação, a organização de ideias na mente. Há incentivo da parte do
docente para que o/a discente descubra o prazer de ler, visto que, “a
literatura ocupa um lugar único em relação à linguagem, ou seja, cabe à
literatura “[...] tornar o mundo compreensível transformando a sua
materialidade em palavras de cores, odores, sabores e formas intensamente
humanas” (COSSON, 2006, p. 17).
2. Justificativa
A criação do projeto Café Literário
motivou-se pela constatação da falta do hábito de leitura da maioria dos alunos,
trazendo como consequências dificuldades na organização das ideias e empecilhos
na hora da produção escrita. Promover um evento lúdico possibilita o contato
com a leitura de maneira prazerosa, possibilitando ao alunado acesso a textos
que, provavelmente, os estudantes não fariam sem a mediação docente.
A utilização de diferentes gêneros
literários, no momento do projeto, possibilita ao alunado a ampliação da
aquisição de vocabulário, o contato com diferentes formas de escrita, a
percepção da estrutura de diferentes gêneros literários. A leitura do texto
literário expande sua capacidade de se expressar através da leitura em voz alta
(escolhemos a pesquisa dos livros literários para o ENEM e leitura em sala do
livro:” O menino do pijama listrado”), prática defendida pelos Parâmetros
Curriculares Nacionais (1998, p.74): “Dependendo do gênero selecionado, alguns
alunos podem preparar, com antecedência, a leitura em voz alta dos textos
escolhidos.”
3. Objetivos
·
Promover o hábito da leitura de diferentes gêneros literários, levando o/a
discente a exercitar sua competência leitora na escolha do texto e na leitura
silenciosa e a ativar e potencializar sua capacidade de expressão na leitura em
voz alta.
·
Incentivar o hábito da leitura e da escrita.
·
Incentivar o discente para a pesquisa;
·
Associar a leitura de textos literários à fruição;
·
Incentivar a produção textual escrita;
·
Promover o desenvolvimento da capacidade de se expressar de cada aluno, através
da leitura em voz alta e apresentação dos textos selecionados;
. Incentivar o hábito de
pesquisa(tarefa);
. Promover o interesse pela
continuação dos estudos após o Ensino Médio.
4. Metodologia
O Café Literário realizar-se-á uma vez
por bimestre. Após as leituras e comentários, partilharemos as bebidas e as
comidas.
No 2º bimestre, envolveremos os 12 autores pesquisados que
aparecem como sugestão de leitura para o ENEM 2022. . O/A docente levará os alunos
sala de leitura da escola, onde os mesmos procurarão poemas/contos/trechos/produções
e biografia e pesquisarão e compartilharão em roda de leitura. Cada grupo escolherá
seu autor e compartilhará com os demais grupos, chamando atenção para a
entonação e a expressividade, trocando informações. Se na sala algum
aluno já leu sobre o autor, poderá compartilhar e sugerir dicas de leituras.
Os alunos se reunirão em círculo
no pátio/gramado externo da escola. No centro do círculo, existirá uma mesa com
todos os alimentos e bebidas que os estudantes e o/a docente trouxerem para a
partilha no momento final do evento.
No primeiro momento, um/a aluno/a
escolhido/a pelo/a docente/grupo, lerá um texto de acolhida (texto para
reflexão). Depois, o/a docente lerá seu texto de escolha. O bom exemplo começa
pelo/a professor/a.
No 3º bimestre, faremos a leitura do livro: “O menino do Pijama Listrado”,
leitura compartilhada em sala . A professora resgatou em outra Unidade Escolar
20 exemplares, onde os próprios alunos farão o conserto dos livros e cuidados
dos mesmos para devolução. Será trabalhados tanto a leitura compartilhada como
os temas abordados dentro dele. Trabalharemos a interdisciplinaridade, Historia
(contexto histórico-2º Guerra Mundial),Geografia, localização, Arte – produção
dos personagens de imagens.
Ao final do livro, assistiremos ao
filme e será feita uma comparação entre ambos.
No mesmo bimestre os alunos farão a leitura
em casa de um dos livros pedidos pelo ENEM e faremos a roda de conversa no 4ª
bimestre.
No 4º bimestre, Roda de leitura e exposição dos grupos sobre o
autor e livro lido.
Referências: BNCC
Comentários
Postar um comentário